sábado, 7 de julho de 2007

SP recebe maior evento de entretenimento eletrônico em 2008


O Campus Party, realizado em Valência, na Espanha, é um encontro que reúne durante sete dias milhares de participantes com seus computadores, dedicados a compartilhar experiências e realizar diversas atividades ligadas à comunicação e às novas tecnologias. A festa existe desde 1997, é realizada todo mês de julho e é considerada o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo. Em 2008, São Paulo será sede deste encontro, que será realizado de 11 a 17 de fevereiro.

A edição 2007 será realizada de 23 a 29 de julho na Feira de Valência, e contará com três brasileiros entre os conferencistas. Marcelo Tosatti, programador que até 2006 era o responsável pela manutenção do kernell do Linux e atualmente trabalha para a RedHat, desenvolvendo softwares para o laptop dedicado a estudantes de países emergentes, é um deles. Os outros são Marcelo Branco, um dos líderes do Movimento Software Livre do Brasil, e Sérgio Amadeu, professor universitário, pioneiro dos Telecentros na América Latina e um dos maiores divulgadores do software livre.
Sob o lema "Internet não é uma rede de computadores, Internet é uma rede de pessoas", o evento promovido pela Associação E3 Futura reúne usuários com seus próprios PCs e dispositivos tecnológicos e integra várias áreas, que vão da criatividade digital à robótica, passando pelo case modding (modelagem de gabinetes) e jogos, entre outras atividades como palestras, conferências e competições.

Nesta edição, entre as atrações estão ainda os robôs Albert Hubo, semelhante ao físico Albert Einstein, e Sam - que promete surpreender falando dois idiomas, dando a mão e cumprimentando as pessoas ao seu redor, e a apresentação de Jani Pönkkö, considerado o mais antigo case modder da Europa, que dará dicas para personalizar as máquinas. Mais informações podem ser encontradas no endereço http://www.campus-party.org.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Holandês cria dispositivo para filar o Wi-Fi do vizinho


Um ponto de acesso com seis antenas é a nova invenção do holandês Mark Hoekstra, de 32 anos. A idéia é captar o sinal das redes Wi-Fi vizinhas que estejam abertas e combiná-las numa única – sem pagar um único centavo por isso. O equipamento já tem até nome: Slurpr.

Em seu site (http://geektechnique.org/projectlab/781/slurpr-the-mother-of-all-wardrive-boxes), Hoekstra mostra os detalhes do dispositivo e os componentes que incluiu no protótipo, que roda Debian. O holandês vai mostrar seu invento ao público na The Next Web Conference, que acontece no próximo dia primeiro de junho em Amsterdã.

"Parece incrível, mas em Amsterdã você pode encontrar um montão de redes sem criptografia", afirma Hoekstra no site. E diz que seria possível ainda adicionar recursos ao produto para usar redes com segurança mais básica, como o WEP de 64 e 128 bits. Bem-humorado, ele joga a discussão das questões legais dessa iniciativa para os próprios internautas, com uma enquete sobre quem é dono da responsabilidade pelo uso das redes Wi-Fi vizinhas.

Por via das dúvidas, antes mesmo de ver as respostas, Hoekstra já resolveu colocar o invento à venda no site, por 999 euros, sem incluir impostos e taxa de entrega. O pagamento é feito pelo sistema PayPal. O holandês mora na cidade de Groningen com seu gato Bates. Trabalha numa fabricante de computadores como engenheiro de vendas. "Esse emprego paga o meu aluguel e, às vezes, até a minha conta de luz", diz.